Saúde e bem estar: médico nutrólogo ajuda potencializar resultados de dieta nutricional – Gossip Time
Siga o EGOBrazil nas Rede Sociais

Saude & Beleza

Saúde e bem estar: médico nutrólogo ajuda potencializar resultados de dieta nutricional

Publicado a

em

Dr. Lucas Vanderlei explica a importância do profissional para acelerar o processo de emagrecimento e o tratamento de doenças como diabetes, SOP, dentre outras

A preocupação com a alimentação faz parte da cultura dos brasileiros, e não é de hoje. Já em 2018 a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) publicavam um estudo que apontava que 8 em cada 10 pessoas faz um esforço diário para adotar hábitos saudáveis à mesa.

Esse cuidado aumentou ainda mais com a pandemia, como indicam os dados do estudo NutriNet Brasil, uma realização da Universidade de São Paulo (USP) que apontou que em 2020 a frequência de consumo de frutas, hortaliças e feijão cresceu de 40,2% para 44,6%.

Mas o estudo da Fiesp e da Ciesp apontou que, quando se trata de buscar informações a respeito das melhores alternativas, 40% procuram a internet, 24%, a televisão, e apenas 18% contactam médicos e nutricionistas.

O indicador dá uma ideia a importância de mudar práticas e consultar um médico nutrólogo para alcançar os melhores resultados em uma dieta nutricional.

Prevenção de doenças

“A Nutrologia é a especialidade médica que se dedica ao estudo e tratamento dos processos relacionados à nutrição, alimentação e metabolismo no organismo humano”, explica o médico nutrólogo Lucas Vanderlei.

“O objetivo principal da nutrologia é avaliar e promover a saúde a partir de uma abordagem integrativa, nutricional, considerando as necessidades específicas de cada indivíduo”, ele reforça.

Com graduação em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas e pela Australian National University e especialização em Nutrologia concluída no Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (IAMSPE), Vanderlei explica que os nutrólogos trabalham na prevenção de doenças através de mudança de estilo de vida, no diagnóstico e no tratamento de doenças como sobrepeso, obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, distúrbios alimentares e alergias alimentares, entre outras, além de trabalhar auxiliando performance física, ganho de massa muscular e tratamento de gordura localizada.

Dr. Lucas Vanderlei - Foto: Acervo Pessoal / Divulgação

Dr. Lucas Vanderlei – Foto: Acervo Pessoal / Divulgação

“Nutrólogos também podem prescrever abordagens nutricionais como suplementos, manipulados, terapias injetáveis (soroterapia) e hormonais além de medicações específicas para auxiliar no controle e na melhoria dessas condições”, explica Dr. Lucas Vanderlei

Nutrologia: Uma especialização recente

A Nutrologia como especialidade médica surgiu no Brasil e é relativamente recente em comparação a outras disciplinas médicas. A Associação Médica Brasileira (AMB) reconheceu oficialmente a especialidade de Nutrologia em 1993. Portanto, desde então, a Nutrologia é uma área médica reconhecida e regulamentada no país.

Afinal qual a diferença entre nutrólogo e nutricionista?

“Os nutricionistas possuem formação em Nutrição, uma área das ciências da saúde. Eles completam uma graduação em Nutrição e Dietética, que abrange estudos sobre alimentos, nutrição, fisiologia, dietética e educação alimentar”, responde o médico.

“Já os nutrólogos são médicos que se especializaram em Nutrologia. Eles têm formação em medicina, concluem a graduação em medicina e, posteriormente, passam por uma residência ou pós-graduação em Nutrologia para se tornarem especialistas na área”, explica.

Por serem médicos, os nutrólogos também têm autorização para prescrever medicamentos relacionados às condições de saúde de seus pacientes. Além disso, nutrólogos têm uma abordagem médica voltada para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças relacionadas à nutrição e ao metabolismo, além de fornecer orientações sobre nutrição e saúde em geral.

Diferentes enfoques

Nutricionistas têm uma abordagem mais voltada para a promoção da saúde e a educação alimentar, explica Lucas Vanderlei. “Eles ajudam as pessoas a fazer escolhas alimentares adequadas para atingir metas específicas, como perda de peso, ganho de massa muscular, controle de doenças crônicas, entre outros”. Por isso, estão qualificados para elaborar planos alimentares personalizados de acordo com as necessidades e objetivos individuais de cada paciente.

Já o nutrólogo olha para as causas e as condições clínicas de cada pessoa, especialmente através de alterações de vitaminas, de nutrientes e hormonais.

“Além de entender quais desses nutrientes e suplementos serão importantes para o objetivo do paciente, seja estético ou esportivo, como performance e ganho de massa muscular. Dessa forma é capaz de orientar as quantidades dos nutrientes e calorias necessárias na dieta”, detalha o especialista.

Para o processo de emagrecimento, o nutrólogo vai ser capaz de investigar e detectar as possíveis causas do ganho de peso do paciente, seja por maus hábitos ou através de alterações em exames laboratoriais, como os hormônios. Também é o profissional capacitado e autorizado a fazer diagnóstico de transtornos alimentares como compulsão alimentar.

“Além disso poderá prescrever medicações para emagrecimento e redução de apetite e ativos e compostos que possam acelerar o processo de emagrecimento” afirma Vanderlei.

Saúde no longo prazo

Ou seja: todas as doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, câncer, síndrome metabólica, gordura no fígado, celulite, osteoporose, obesidade e sobrepeso, podem ser prevenidas com mudança de estilo de vida, alimentação e atividade física.

Essas condições também estão relacionadas com casos de inflamação, de forma que o acompanhamento com o médico nutrólogo pode fazer com que o paciente consiga reduzir as medicações usadas para tratar essas doenças ou até eliminá-las em alguns casos.

Dr. Lucas Vanderlei - Foto: Acervo Pessoal / Divulgação

Dr. Lucas Vanderlei – Foto: Acervo Pessoal / Divulgação

Médico Nutrólogo do IAMSPE e titulado pela Associação Brasileira de Nutrologia, o Doutor Lucas Alexandre Vanderlei é formado pela Universidade Federal de Alagoas e pela Australian National University e especialista em emagrecimento, performance esportiva e Medicina Canabinóide. Ele atende na clínica Esporte e Nutro localizada em Moema – São Paulo.

** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.

© A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

Tiago Ghidotti

Continue Lendo

Mais Lidas

© Todos os direitos reservados - Parceiro de Conteúdo do EGOBrazil