Diversos
Samanta Quadrado representa o Brasil, através do Instituto Simbora Gente, no 12º Fórum Urbano Mundial da ONU
O fórum, que acontece bienalmente em várias cidades do mundo, é agora reconhecido como o segundo evento mais significativo da ONU, depois da cúpula do clima.
O evento, coorganizado pelo governo egípcio e pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), tratou o tema “Tudo começa em casa: ações locais para cidades e comunidades sustentáveis”, com o objetivo de promover soluções locais para os desafios urbanos sem precedentes que o mundo enfrenta hoje, incluindo rápida urbanização, aumento da pobreza urbana, escassez de moradias e impactos das mudanças climáticas.
O 12º Fórum, realizado no Centro Internacional de Exposições do Egito, no Novo Cairo, atraiu mais de 20.000 participantes de mais de 170 países, incluindo representantes de instituições de financiamento, sociedade civil, comunidade empresarial e setores de planejamento urbano. E foi transmitido ao vivo em seis idiomas da ONU — árabe, inglês, chinês, russo, francês e espanhol — juntamente com o árabe e as línguas internacionais de sinais.
Os participantes presenciaram mais de 500 sessões e workshops, trocando percepções e ideias sobre diversas questões de desenvolvimento urbano.

Junto a um time de brasileiros, o Instituto Simbora Gente, foi uma das instituições convidadas para representar o Brasil nesse evento e participou de duas mesas de discussão: “Habitação como bem comum para sociedades inclusivas e resilientes – acessibilidade” e numa segunda Mesa sobre pessoas com deficiência. A atriz Samanta Quadrado participou como Autodefensora representando o Instituto Simbora Gente ao lado de sua colega Beatriz Ananias e da fundadora Fabiana Duarte. “Representatividade importa, afirma Samanta, e nós estamos orgulhosas de fazer parte dessa jornada e desse evento tão significativo.”
“Empoderar pessoas com deficiência não é apenas uma questão de inclusão, mas de autodefensoria e direitos humanos.” Finaliza Fabiana Duarte. A participação do Instituto Simbora Gente foi fundamental para elevar a voz das pessoas com deficiência no Brasil e estabelecer conexões valiosas com organizações de todo o mundo.
** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.
© A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.
-
Interior20 horas atrásShow do cantor Fernandinho é confirmado na 75ª Festa do Figo e a 30ª Expogoiaba de Valinhos
-
Televisão & Novela5 dias atrásMorre Manoel Carlos, autor de novelas, aos 92 anos de idade
-
Musica & Youtube20 horas atrásSofia Brasil emplaca duas músicas autorais entre as mais tocadas nas rádios do Brasil em 2025
-
Musica e Youtube17 horas atrásDi Propósito lança “Sem a Roupa de Ir”, primeira faixa do projeto “Feliz no Simples”
-
Shows e Festivais12 horas atrásTarcísio do Acordeon abre os bastidores e transforma ensaio em espetáculo no “Tarcísio Sessions – Ensaiando”
