Carnaval
Em Cannes, marca ‘Rio Carnaval’ tem conquista dupla no maior prêmio mundial da publicidade
Criada para sintetizar e simbolizar o desfile das escolas de samba cariocas, a marca “Rio Carnaval”, lançada este ano pela Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), foi duplamente premiada nesta terça-feira em Cannes, na Riviera Francesa. Inspirado no bailado das porta-bandeiras, o desenho foi desenvolvido pela Tátil Design e rendeu à agência dois troféus Leões de Ouro no Festival Cannes Lion, a maior premiação da publicidade mundial.
Depois de ter sido divulgada ao público em fevereiro e estampada na Marquês de Sapucaí em abril, a “Rio Carnaval” foi agraciada com as honrarias máximas das categorias Design e Industry Craft. Na primeira, concorreu com outros cinco conteúdos brasileiros (incluindo produções de gigantes do mercado, como a Hershey’s e a Centauro). Na segunda, foi a única finalista nacional. Fred Gelli, fundador da Tátil, recebeu os prêmios na cidade francesa. A criação da marca foi uma novidade em nove décadas de desfiles no Rio de Janeiro. A intenção do empresário Gabriel David, que comanda o Departamento de Marketing da Liesa e pilotou o projeto, era transmitir globalmente as imagens e sensações associadas à folia da Cidade Maravilhosa. O processo de elaboração durou seis meses e envolveu entrevistas com mais de 3 mil pessoas, incluindo ícones como os carnavalescos Rosa Magalhães e Milton Cunha e o diretor de Carnaval Laíla (em memória). — Além de ser muito importante para a publicidade e o design brasileiros, a premiação alça o Carnaval do Rio a um lugar de protagonismo inédito entre as festas populares do mundo. Estamos muito satisfeitos com o projeto de branding feito ao lado da Tátil e, agora, registrado na história — afirmou Gabriel, que recebeu a notícia na capital fluminense. Fred Gelli celebrou a conquista direto da França: — Foi uma noite mágica em Cannes com Rio Carnaval levando dois Leões de Ouro! Parabenizo o time incrível da Tátil Design e parceiros mais do que especiais que mostraram ao mundo a força simbólica do maior espetáculo da Terra. Esses prêmios representam a resistência que a nossa cultura tanto precisa. Apesar de tudo, ela segue brotando da força criativa sem fim do povo brasileiro. Antes de Cannes, a “Rio Carnaval” já tinha recebido premiações relevantes recentemente. Em maio, ganhou classificação dourada no The One Show Awards, outra premiação notória do ramo. No mesmo mês, teve destaque no D&AD Awards nas categorias marca e tipografia.** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.
© A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

-
Eventos5 dias atrás
Hair Stylist Alef Farias é homenageado em Paris com destaque em sua inovadora linha de cosméticos
-
Entretenimento14 horas atrás
Jojo Todynho diz não se sentir representada pelo movimento negro e cobra apoio diante de ataques
-
Eventos18 horas atrás
Lu Oliveira: A Transformação de Big Hair Extension Brilha em Paris com Prêmio Internacional
-
Famosos1 dia atrás
Zé Felipe anuncia pausa na agenda após maratona de shows e revela viagem especial com os filhos
-
Televisão & Novela2 dias atrás
Luana Piovani revelou, em entrevista ao Fantástico: ‘Já namorei tantos boys lixo que preferiria ter nascido gay.’